MEMÓRIAS DO TRT-2 EXPOSTAS (E ABERTAS PARA VISITAÇÃO)

Desde o dia 28 de maio de 2018, está aberta para visitação a exposição ”Memória do TRT-2: Uma Construção Coletiva”. O projeto, desenvolvido pela Seção de Arquivo Histórico, Memória e Instrumentos Arquivísticos (setor que desde outubro de 2018 chama-se Centro de Memória) do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, é o resultado de uma grande história contada por servidores, magistrados, advogados e público em geral, e compilada depois de uma longa pesquisa e apoio de diversas pessoas e áreas do Tribunal.

Além de uma linha do tempo, relacionando acontecimentos nacionais e mundiais com os fatos ocorridos na Justiça do Trabalho e na 2ª Região, há uma vasta seleção de documentos, fotos e objetos, separados por década, que ajudam a contar a história do Tribunal. Além disso, painéis mostram a evolução do Tribunal década a década, com fotos dos presidentes aos longo do tempo e textos de aprofundamento sobre cada uma dessas etapas.

memória do TRT-2: uma construção coletiva, memória intitucional, exposição, TRT-2
Visão de alguns dos painéis da exposição, no Fórum Ruy Barbosa
exposição Memória do TRT-2: uma construção coletiva, exposição, TRT-2
Painel de apresentação da exposição.
junta de conciliação e julgamento, junta de conciliação, TRT-2
Reprodução de junta de conciliação e julgamento.

Para a historiadora Tatiana Rysevas Guerra, servidora que participou da organização do evento, os visitantes têm se emocionado ao se lembrar das histórias vividas, e até ajudam a enriquecer a exposição. A servidora conta que diversas pessoas contribuíram, inclusive, para incrementar o projeto, uma vez que trouxeram objetos, fotos e relembraram histórias envolvendo acontecimentos no Regional .”É um trabalho de dedicação e carinho, com olhar para a história e a coletividade. Nossa intenção aqui é contar um pouco da história do TRT-2, mas também homenagear as pessoas que ajudaram – e ainda ajudam – na construção do Regional“, conta.

exposição memória do TRT-2: uma construção coletiva, linha do tempo, exposição, TRT-2
Linha do tempo e painéis com documentos, fotos e objetos das décadas de 40, 50, 60 e 70.

Visitas

A mostra está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 18h, em frente ao auditório do Fórum Ruy Barbosa, localizado no 1º subsolo (av. Marquês de São Vicente, 235, Barra Funda, em São Paulo).

Visitas guiadas acontece, às segundas e quartas-feiras, às 12h30, para aproveitar o horário de almoço dos visitantes. É possível também agendar visitas em outros horários pelo telefone (11) 3150-2000, ramal 2597 ou pelo e-mail memoria@trtsp.jus.br.

Quem tiver interesse em fazer parcerias ou disponibilizar material atinente à exposição pode entrar em contato com a Seção de Memória (memoria@trtsp.jus.br). A exposição segue até o dia 1º de agosto no Fórum Ruy Barbosa.


Atualização: após a permanência no fórum Ruy Barbosa, a exposição foi para o fórum de São Bernardo do Campo, no mês de outubro de 2018, onde permaneceu até o mês de janeiro de 2019. Entre maio e julho de 2019, a exposição esteve no Ed. Sede do Tribunal.

Memórias Trabalhistas é uma página criada pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor responsável pela pesquisa e divulgação da história do TRT-2. Neste espaço, é possível encontrar artigos, histórias e curiosidades sobre o TRT-2, maior tribunal trabalhista do país.

Acesse também o Centro de Memória Virtual e conheça nosso acervo histórico, disponível para consulta e pesquisa.


Leia também



Publicado por Christiane Teixeira Zboril

Radialista e jornalista, é especialista em Comunicação Pública. Possui experiência com produção de rádio e TV, assessoria de imprensa, eventos e gestão de mídias sociais. Adora fazer planos, conhecer novos lugares e pessoas, além de ouvir uma boa história. Desde 2012, é servidora do TRT-2.

8 comentários em “MEMÓRIAS DO TRT-2 EXPOSTAS (E ABERTAS PARA VISITAÇÃO)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: