(QUASE) 80 ANOS DE HISTÓRIA EM UMA LINHA DO TEMPO

Imagine uma instituição com quase 80 anos de história. Junte a isso anos de documentos, fotos, objetos, pessoas que por ela passaram. E que ficaram marcadas (ou guardadas) no tempo – ou não. Some então fatos que aconteceram paralelamente – e que de uma forma ou outra podem ter influenciado na história daquela instituição.

Por fim, pense em contar a história dessa instituição – mas sem ter tido antes uma organização sistematizada.

Temos aqui a situação com a qual nos deparávamos em janeiro de 2018, quando o Centro de Memória do TRT-2 começou a realizar seus trabalhos de pesquisa sobre a história do Regional.

Por onde começar?

Talvez uma das maiores dificuldades para quem se coloca nessa posição de ter que começar algo do zero, mas já tendo a dificuldade de estar alguns anos em atraso, seja dar prioridade ao mais importante. O problema é que tudo parece importante. Deparamo-nos com muitas informações a serem apreendidas e compreendidas. Datas, sequências, nomes, cargos, endereços… E por onde começar?

A primeira coisa que definimos foi dividir a história do Tribunal por décadas. Dessa forma, cada servidor do Centro de Memória seria responsável pela pesquisa e aprofundamento de dois recortes temporais. A partir daí, era preciso definir como compreender os acontecimentos dentro desses recortes. Para tanto, optamos por elencar os principais acontecimentos em cada uma dessas décadas, separando-os em eventos nacionais e internacionais.

Feito isso, era hora de começarmos a estudar os acontecimentos da Justiça do Trabalho, a partir da pesquisa feita anteriormente, com o recorte de acontecimentos nacionais. E então começamos a entrar na parte que realmente nos era de primordial compreensão: a história do TRT-2.

Importante mencionar que, desde 1941, os tribunais regionais enviam relatórios anuais para o órgão superior (no nosso caso, o TST), informando as atividades realizadas pelo órgão.

Assim, ler todos os Relatórios Anuais da Presidência tornou-se essencial. Por sinal, todos os Relatórios Anuais da Presidência estão disponíveis para consulta em nosso acervo físico, mas é possível ler a íntegra dos relatórios de 1941 (o primeiro, ainda como CRT-2) até 1959 no Centro de Memória Virtual do TRT-2.

relatório anual da presidência, linha do tempo, TRT-2
Alguns dos Relatórios Anuais da Presidência.

Histórias pesquisadas, ainda que de forma superficial, é hora de relacionarmos os eventos, ano a ano, e construirmos nossa linha do tempo. E assim chegamos ao primeiro painel feito para a exposição “Memória do TRT-2: uma construção coletiva”, que serviria como um dos elementos principais da exposição – e que foram utilizados como pano de fundo para a busca de documentos e fotos relacionados ao TRT-2 em cada uma das décadas.

linha do tempo, TRT-2, exposição, Memória do TRT: uma cosntrução coletiva
Linha do tempo dos anos 80 e 90, na exposição “Memória do TRT-2: uma construção coletiva”.

Com a criação do Centro de Memória Virtual, a linha do tempo foi aprofundada.  Para cada um dos acontecimentos, foram selecionadas imagens que pudessem representar aquele momento. Assim, servidores e magistrados do TRT-2 podem ter acesso aos principais eventos ocorridos desde 1941, quando da criação da 2ª Região da Justiça Trabalhista.

TRT-2, linha do tempo
Linha do tempo no Centro de Memória Virtual do TRT-2.

Design sem nomeMemórias Trabalhistas é uma página criada pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor responsável pela pesquisa e divulgação da história do TRT-2. Neste espaço, é possível encontrar artigos, histórias e curiosidades sobre o TRT-2, maior tribunal trabalhista do país.

Acesse também o Centro de Memória Virtual e conheça nosso acervo histórico, disponível para consulta e pesquisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s