Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

SAEM OS SELOS, ENTRAM OS LIVROS DE CUSTAS

Até 1965, as custas processuais eram recolhidas por meio de selos, que então foram substituídos pelos Livros de Registro de Custas e Emolumentos, nos quais eram anotados os recolhimentos.

selos, livros de custas, justiça do trabalho, TRT-2
Detalhe de selos em um processo da década de 50.

No mesmo ano, foram criados os Serviços de Arrecadação na Capital, Santos e em Curitiba, nos termos da Resolução Administrativa nº 57/65. Nas localidades com apenas uma Junta, ficou designado um único servidor com função de proceder à arrecadação e realizar os registros nos Livros.

selos, livro de custas, justiça do trabalho
Livro de custas processuais, ao lado dos selos.

Somente em 1991 as custas passaram a ser recolhidas por meio de Darf.

”Os livros eram enormes e era difícil trabalhar neles, pois não podiam ser rasurados e o seu manuseio era muito complicado, pelo seu tamanho”, lembra Maria Amparo Lourdes Villafane Medina Barbarotti, a Lurdinha, diretora da 47ª VT. Existiam dois livros diferentes, um para o registro das custas e outro para o registro do imposto de renda.

Hoje esses livros fazem parte do acervo histórico do TRT-2 e são registro das mudanças que ocorreram ao longo do tempo nas rotinas de trabalho das unidades judiciais do Regional.


Escrito por: Tatiana Rysevas Guerra

Historiadora, jornalista e artista plástica, é apaixonada por museus e documentos antigos. Adora viajar, tirar fotos e pintar quadros. Sempre sonhou em contar a história do TRT-2, onde trabalha desde 2012, tentando unir criatividade à rotina do dia a dia.

Memórias Trabalhistas é uma página criada pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor responsável pela pesquisa e divulgação da história do TRT-2. Neste espaço, é possível encontrar artigos, histórias e curiosidades sobre o TRT-2, maior tribunal trabalhista do país.

Acesse também o Centro de Memória Virtual e conheça nosso acervo histórico, disponível para consulta e pesquisa.


Leia também



Publicidade

Publicado por memoriatrt2

Aqui neste perfil, você encontra os textos produzidos por colegas que contribuem para a produção de conteúdo dentro do Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor que surgiu no segundo semestre de 2017, com o objetivo de pesquisar e divulgar a memória institucional do TRT-2.

Um comentário em “SAEM OS SELOS, ENTRAM OS LIVROS DE CUSTAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: