SAEM OS SELOS, ENTRAM OS LIVROS DE CUSTAS

Até 1965, as custas processuais eram recolhidas por meio de selos, que então foram substituídos pelos Livros de Registro de Custas e Emolumentos, nos quais eram anotados os recolhimentos.

selos, livros de custas, justiça do trabalho, TRT-2
Detalhe de selos em um processo da década de 50.

No mesmo ano, foram criados os Serviços de Arrecadação na Capital, Santos e em Curitiba, nos termos da Resolução Administrativa nº 57/65. Nas localidades com apenas uma Junta, ficou designado um único servidor com função de proceder à arrecadação e realizar os registros nos Livros.

selos, livro de custas, justiça do trabalho
Livro de custas processuais, ao lado dos selos.

Somente em 1991 as custas passaram a ser recolhidas por meio de Darf.

”Os livros eram enormes e era difícil trabalhar neles, pois não podiam ser rasurados e o seu manuseio era muito complicado, pelo seu tamanho”, lembra Maria Amparo Lourdes Villafane Medina Barbarotti, a Lurdinha, diretora da 47ª VT. Existiam dois livros diferentes, um para o registro das custas e outro para o registro do imposto de renda.Design sem nomeEscrito por: TATIANA RYSEVAS GUERRA

Historiadora, jornalista e artista plástica, é apaixonada por museus e documentos antigos. Adora viajar, tirar fotos e pintar quadros. Sempre sonhou em contar a história do TRT-2, onde trabalha desde 2012, tentando unir criatividade à rotina do dia a dia.Design sem nomeMemórias Trabalhistas é uma página criada pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor responsável pela pesquisa e divulgação da história do TRT-2. Neste espaço, é possível encontrar artigos, histórias e curiosidades sobre o TRT-2, maior tribunal trabalhista do país.

Acesse também o Centro de Memória Virtual e conheça nosso acervo histórico, disponível para consulta e pesquisa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s