A 1ª JUNTA DE CONCILIAÇÃO DA CAPITAL

A 1ª Junta de Conciliação e Julgamento da Capital foi inaugurada em 1º de maio de 1941. Essa junta, atual 1ª Vara Trabalhista da Capital, teve, ao longo dos anos, personagens emblemáticos. Um deles é Margareth Mary Machado, que ali atuou por 17 anos.

Margareth faleceu em 2017, um dia antes de completar 28 anos de Justiça do Trabalho. A servidora é lembrada por todos com muito carinho e admiração. Sua história no TRT-2 pode ser conferida em um dos episódios do projeto ”História Oral”. Na entrevista, gravada em 2015, ela conta como chegou ao Tribunal, histórias do dia a dia nas juntas e varas nas quais trabalhou, além de curiosidades sobre a chegada das varas ao Fórum Trabalhista Ruy Barbosa.

Pouco antes de falecer, a servidora doou para o Arquivo do TRT-2 diversos documentos históricos, organizados e guardados com o cuidado que só alguém que reconhece a importância de tais documentos poderia ter. Dentre ele, o primeiro livro de nomeação, posse e exercício e livro de ponto da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento.

junta de conciliação e julgamento, TRT-2, 1ª JCJ
Primeiros livros da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento da Capital: livro de posse, livro de ponto dos primeiros ano do TRT-2 (quando ainda se chamava CRT-2)

Quem aparece logo no início de ambos é a servidora Miriam Salcedo Machado, cuja pasta funcional (em destaque) registra aposentadoria em 1970. Miriam foi uma das primeiras servidoras da instituição.

1ª Junta de Conciliação e Julgamento, Miriam Salcedo
Detalhe da pasta funcional de Miriam Salcedo Machado, uma das primeiras servidoras do TRT-2.

 

junta de conciliação e julgamento, CRT-2, livro de ponto, Miriam Salcedo Machado
Livro de ponto da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento da Capital, do CRT-2. A junta era composta por seis servidores. Dentre eles, Miriam Salcedo Machedo, que abre o livro de ponto e também o livro de posse da 1ª JCJ.

Design sem nomeMemórias Trabalhistas é uma página criada pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor responsável pela pesquisa e divulgação da história do TRT-2. Neste espaço, é possível encontrar artigos, histórias e curiosidades sobre o TRT-2, maior tribunal trabalhista do país.

Acesse também o Centro de Memória Virtual e conheça nosso acervo histórico, disponível para consulta e pesquisa.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s