Um ano. Na verdade, pouco menos de um ano. Foi esse o tempo que o Centro de Memória do TRT-2 teve para pesquisar, produzir e divulgar seus primeiros conteúdos.
Criado no segundo semestre de 2017, o setor começou seus trabalhos de pesquisa voltados à história do TRT-2 em janeiro de 2018.
De lá para cá, foram realizados diversos projetos, como a exposição “Memória do TRT-2: uma construção coletiva” e a palestra “Entre Memória e História: lembranças e análises sobre a evolução do TRT-2 e da Justiça do Trabalho”, que contou com a presença do ministro aposentado do TST, Pedro Paulo Teixeira Manus e desembargador Wilson Fernandes, que contaram suas histórias e lembranças da Justiça do Trabalho.
Linha do tempo: décadas de 80 a 2010 Reprodução de uma Junta de Conciliação e Julgamento. Vitrine com objetos do acervo do Tribunal Detalhe de máquina de controle de ponto e de modelos de carteiras funcionais e crachás usados por servidores e magistrados do Tribunal Vitrine com máquinas datilográficas usadas pelo TRT-2 ao longo dos anos Vista da exposição Painel de frases da exposição. Foto: acervo TRT-2. Pastas funcionais Detalhe do mosaico de fotos 3×4 de servidores e magistrados do TRT-2.
Nesse tempo, foi criado também o selo “Acervo Histórico”, que permite que servidores e magistrados do Tribunal possam também contribuir para a identificação dos processos de valor histórico; a criação do Centro de Memória Virtual do TRT-2, que divulga o acervo histórico do Tribunal, artigos sobre memória (que você pode ler aqui) e ainda facilita o acesso a pesquisadores; o início da criação do guia do acervo (previsto para ser lançado em 2019); a elaboração do glossário de vocabulário controlado, dentre outros trabalhos.
E mesmo com o pouco tempo disponível, a equipe do Centro de Memória do TRT-2 acaba de vencer o Prêmio Memojutra, concedida pelo Fórum Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho, que reúne os setores responsáveis pela Gestão Documental e Memória de todos os tribunais trabalhistas do Brasil.
Ao todo, foram dois vencedores na categoria instituição, que levou em conta o trabalho desenvolvido pelos Regionais no ano de 2018. A outra instituição vencedora foi o TRT-9, que sediou o evento. O prêmio (medalha e certificado) foi recebido pela servidora Tatiana Rysevas Guerra, do Centro de Memória do Tribunal, em nome da Presidência.
Certificado entregue na premiação Medalha entregue pelo Memojutra A servidora Tatiana Rysevas Guerra, chefe do Centro de Memória do TRT-2, recebe o Prêmio Memojutra. Ao lado esquerdo, a juíza do TRT-4 Anita Job Lübbe, presidente do Memojutra e, ao lado direito, o desembargador do TRT-9 Cássio Colombo, vice-presidente do Memojutra.
Além disso, o Centro de Memória foi escolhido como um dos palestrantes do painel “Boas Práticas”, que apresentou aos participantes do evento soluções de simples execução que ajudam na realização do trabalho dos setores responsáveis pela memória institucional dos Regionais. O projeto apresentado pelo TRT-2 foi a campanha do recadastramento.

Recadastramento
Realizado anualmente, servidores, magistrados e juízes classistas aposentados visitam a área administrativa do TRT-2 para a atualização de seus cadastros. Estima-se que das cerca de 2500 pessoas que precisam realizar o recadastramento anualmente, cerca de 55% o fazem de forma presencial.
O Centro de Memória, aproveitando-se do momento em que diversas pessoas que trabalharam no TRT-2 aqui se encontram, convidou-os a uma visita ao setor, para que contassem um pouco de suas memórias junto a um chá. O contato possibilitou a obtenção de informações, fotografias e documentos, além da indicação de outros servidores e magistrados que poderiam contribuir para contar a história do TRT-2.
Parte do material obtido foi utilizado na exposição “Memória do TRT-2: uma construção coletiva” e tem sido objeto de catalogação. A campanha serviu ainda como ação de valorização de servidores e magistrados inativos, que passam a contar com o Centro de Memória como lócus de encontro no Regional.

Memórias Trabalhistas é uma página criada pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor responsável pela pesquisa e divulgação da história do TRT-2. Neste espaço, é possível encontrar artigos, histórias e curiosidades sobre o TRT-2, maior tribunal trabalhista do país.
Acesse também o Centro de Memória Virtual e conheça nosso acervo histórico, disponível para consulta e pesquisa.