MEMÓRIAS DO TRT-2 EM SÃO BERNARDO

O Fórum Trabalhista de São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, é a nova casa da exposição “Memória do TRT-2: uma construção coletiva”. O projeto, desenvolvido pelo Centro de Memória do TRT-2, tem como objetivo divulgar a história do Regional, que em 2018 completou 77 anos.

exposição, São Bernardo do Campo, Memópria do TRT-2: uma cosntrução coletiva
Vista geral da exposição, agora no Fórum Trabalhista de São Bernardo do Campo.

Por meio de documentos, objetos, fotografias, móveis antigos e muitas lembranças, a exposição narra a trajetória da Justiça do Trabalho da 2ª Região. Dentre os itens expostos, é possível encontrar a ata de criação do Conselho Regional do Trabalho da 2ª Região (nome que o TRT-2 teve entre os anos de 1941 e 1946), alguns dos mais emblemáticos dissídios coletivos que tramitaram no Tribunal (como os dissídios dos anos de 78, 79 e 80, envolvendo os metalúrgicos do ABC), além de algumas das primeiras pastas funcionais de servidores e magistrados do Regional.

A exposição, que é itinerante, teve como primeiro endereço o Fórum Ruy Barbosa. A itinerância tem como objetivo levar a mostra para servidores e magistrados das mais diversas lotações. Em 2019, a mostra volta para a capital, dessa vez para o Ed. Sede do Regional, ainda no primeiro semestre.

Para a servidora Tatiana Rysevas Guerra, historiadora e uma das organizadoras do evento, a exposição é uma grande homenagem que se faz a todas as pessoas que ajudaram a construir a história do TRT-2. “Tentamos aproveitar informações, histórias, fotografias e objetos que recolhemos ao longo desses últimos meses para construir a exposição, como uma forma de integrar as pessoas e suas contribuições ao resultado do projeto”, explica Tatiana.

No Fórum de São Bernardo, a exposição ganhou novos conteúdos, como os documentos do primeiro presidente da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento do município, José Amorim, que, inclusive, possui um busto em sua homenagem no térreo do mesmo fórum, além de fotos doadas por servidores de São Bernardo.

Jose Amorim, Fórum Trabalhista de São Bernardo do Campo
Busto de José Amorim, primeiro juiz a presidir a 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de São Bernardo do Campo, em 1962.
São Bernardo do Campo, 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de São Bernardo
Foto da 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de São Bernardo do Campo, doada pela servidora Eloísa Novelli.

A mostra fica aberta para visitação até o fim do mês de janeiro de 2019, de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 18h, na sobreloja do Fórum de São Bernardo (av. Getúlio Vargas, 57).  Quem tiver interesse em contribuir com material atinente à exposição pode entrar em contato com o Centro de Memória.

Memórias Trabalhistas é uma página criada pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor responsável pela pesquisa e divulgação da história do TRT-2. Neste espaço, é possível encontrar artigos, histórias e curiosidades sobre o TRT-2, maior tribunal trabalhista do país.

Acesse também o Centro de Memória Virtual e conheça nosso acervo histórico, disponível para consulta e pesquisa.


Leia também



Publicado por Christiane Teixeira Zboril

Radialista e jornalista, é especialista em Comunicação Pública. Possui experiência com produção de rádio e TV, assessoria de imprensa, eventos e gestão de mídias sociais. Adora fazer planos, conhecer novos lugares e pessoas, além de ouvir uma boa história. Desde 2012, é servidora do TRT-2.

5 comentários em “MEMÓRIAS DO TRT-2 EM SÃO BERNARDO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: