A MEMÓRIA DA JT EM SÃO PAULO

Entre os dias 23 e 24 de maio, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região recebe mais uma edição do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do TrabalhoMemojutra. O evento, que acontece no Ed. Sede do TRT-2 (r. da Consolação, 1272) reúne servidores dos Centros de Memória e setores de Gestão Documental e Arquivo de todos os regionais trabalhistas do país, além de magistrados ligados a eles.

Programação

Em seu primeiro dia, o evento contou com três painéis. Às 10h, o historiador Felipe Rocha comandou a palestra “Museu da Pessoa: uma história pode mudar o seu jeito de ver o mundo”.

Memojutra, Memojutra São Paulo, MemojutraTRT2, Museu da Pessoa
O historiador Felipe Rocha, durante sua apresentação sobre o Museu da Pessoa. Foto: Divulgação / TRT-2.

Às 14h, o tema foi  “Repositórios Digitais: horizontes e perspectivas dos acervos digitais”. Participaram os servidores Ariovaldo Dias Furtado, do TJDFT, e Marcos Pereira Novais, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – Ibict.

Memojutra, memojutra Trt-2, repositórios digitais,Marcos Pereira Novais, Ariovaldo Dias Furtado
O servidor do TJDFT, Ariovaldo Dias Furtado, durante o painel “Repositórios Digitais: horizontes e perspectivas dos acervos digitais”. Foto: Divulgação / TRT-2.
Memojutra, memojutra Trt-2, repositórios digitais,Marcos Pereira Novais, Ariovaldo Dias Furtado
O servidor do Ibict, Marcos Pereira Novais, durante o painel “Repositórios Digitais: horizontes e perspectivas dos acervos digitais”. Foto: Divulgação / TRT-2.

Às 16h, o assunto foi “Memórias Narradas: diferentes formas de divulgar um acervo”. Representantes de três regionais contaram suas respectivas experiências com projetos de divulgação do conteúdo produzido por seus setores. Participaram o servidor Ademar Adams, do TRT-23, contanto a experiência do livro “Foi Assim”; a servidora Christiane Samira Dias Teixeira Zboril, do TRT-2, contando a experiência da página “Memórias Trabalhistas”; e o servidor Maurício Oliveira Galardi e o desembargador João Paulo Lucena, ambos do TRT-4, que falaram sobre a experiência de produção do documentários pelo Regional.

No segundo dia de evento, 24/5, além da reunião oficial dos membros do Memojutra. Antes da saída para o almoço a presidente do TRT-2, desembargador Rilma Aparecida Hemetério, que se encontrava em Brasília para participação no Coleprecor, fez uma breve saudação aos participantes e agradeceu a presença de todos no evento, reiterando que 2 ª Região ficará de portas abertas para receber o Memojutra sempre que for preciso.

Rilma Aparecida Hemetério, Memojutra em São Paulo
A desembargadora-presidente do TRT-2, Rilma Aparecida Hemetério.

Na parte da tarde, a programação contou com o painel “Arquivo do TRT-2: metodologia”, com o servidor do Regional, Eduardo Rocha, às 14h. Eduardo é o diretor do maior arquivo da Justiça Trabalhista do país, espaço que abriga mais de 2,2 milhões de processos.

Na sequência, foi possível optar pela realização de de uma visita guiada ao Arquivo do Tribunal ou ainda à exposição “Memória do TRT-2: uma construção coletiva”, no andar térreo do edifício.

Confira a reportagem produzida pela Secretaria de Comunicação sobre a realização do Memojutra no TRT-2.

Representantes de toda a Justiça do Trabalho

Realizado duas vezes ao ano, o Memojutra reúne profissionais das áreas de Arquivologia, História, Ciências Sociais, Biblioteconomia, Direito e Comunicação – servidores dos 24 TRTs espalhados pelo país, que juntos discutem temas ligados ao universo de gestão documental, da arquivística e da memória institucional.

Nesta edição, participam representantes de 22 dos 24 Regionais Trabalhistas, dentre servidores e magistrados, incluindo os presidentes dos TRTs  da 13ª e da 23ª Regiões, Wolney de Macedo Cordeiro e Eliney Veloso, respectivamente. Além da presidente e do vice-presidente do Memojutra, a juíza do TRT-4, Anita Job Lübbe e o desembargador do TRT-9, Cássio Colombo.

Design sem nome

Memórias Trabalhistas é uma página criada pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor responsável pela pesquisa e divulgação da história do TRT-2. Neste espaço, é possível encontrar artigos, histórias e curiosidades sobre o TRT-2, maior tribunal trabalhista do país.

Acesse também o Centro de Memória Virtual e conheça nosso acervo histórico, disponível para consulta e pesquisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s