80 ANOS EM MEMÓRIAS: SERGIO LUÍS ENCARNAÇÃO

Ano 2000, virada do século, e uma virada em minha vida.

Ao entrar naquele prédio imponente, eu, tímido, à procura do Setor de Segurança e Transportes, fui recepcionado por uma vigilante elegantemente vestida, simpática, que me conduziu ao meu setor.

Ao chegar lá, o diretor na época Eduardo Coelho Miranda, que não só me apresentou a todos colegas, como percorremos desde o quarto subsolo até o heliponto.

Primeiro dia, primeiro serviço, ao lado do colega Fernando César Leonelo, carinhosamente chamado de Fernandão (in memória), fomos ao correio. Ele me disse: “Sergio, a partir de hoje, esquece todos seus trabalhos anteriores, aqui no TRT a nossa missão é nobre. Você trabalhará feliz, com estrutura, companheirismo, uns ajudando os outros, sem vaidades”. Levo até hoje essa mensagem do colega, como um lema em minhas atividades.

Passado poucos dias, tive o previlégio de ser exclusivo e trabalhar durante oito anos com um dos maiores desembargadores da Justiça do Trabalho Brasileira. Acima de um desembargador, um grande homem. Ser humano excepcional. Humanista, respeitava com igualdade, desde os funcionários da limpeza, vigilantes, transportes, até o mais graduado ministro, o exmo. dr. João Carlos de Araújo (in memória). Presidente da especializada, vice-judicial, corregedor.

Sergio Luís Encarnação, João Carlos de Araújo, TRT-2, Corregedoria
O desembargador João Carlos de Araújo, ao centro, com a equipe da Corregedoria, em registro do ano de 2005. Foto: fundo Sergio Luís Encarnação / acervo TRT-2.

Em nossa última viagem do Tribunal para sua residência, no dia da publicação da sua (aposentadoria) compulsória, ele me disse: “Sergio, além de um funcionário, levarei você como um grande amigo“.

Sergio Luís Encarnação
O servidor Sergio Luís Encarnação. Foto: fundo Sergio Luís Encarnação / acervo TRT-2.

Agradeço não só a ele, como a todos os desembargadores com quem trabalhei: dra. Vilma Nogueira, Maria Conceição Batista (in memória), dr. Décio Sebastião Daidone, dra. Jane Granzoto. Colegas de gabinete, Setor Médico, meus colegas da Segurança & Transportes, e todos os funcionários. Sou muito grato por, nesses 21 anos, fazer parte da família TRT-2, colaborando para o funcionamento da nossa instituição. Muitas histórias, aprendizados, fazendo sempre o melhor em prol dos nossos jurisdicionados, empresas, advogados. Em busca de soluções racionais aos seus conflitos. Juntos formamos essa engrenagem, que, ao final, tem um único objetivo: socorrer quem está necessitado.

Sergio Luis Encarnação, TRT-2, servidores do TRT-2
Sergio Luís, com colegas do Tribunal, na Academia de Polícia de São Paulo: primeiro grupo de servidores do Tribunal a realizar o curso intensivo de 15 dias na Academia. Foto: fundo Sergio Luís Encarnação / acervo TRT-2.

Como dizia o desembargador João Carlos Araújo, “Atrás desses trabalhadores que confiam em nossa justiça, estão mulheres, crianças, idosos, deficientes. Em sua maioria desesperados, pois suas contas, o que eles comem não esperam“.

Muito Obrigado do fundo do meu coração, contem sempre comigo.


Sergio Luís Encarnação é servidor do TRT-2 desde o ano 2000. Atuou por oito anos na Segurança do Fórum de Guarulhos. Atualmente, atua no Setor de Transportes.


Este texto foi publicado no contexto da campanha “80 anos em Memórias”, que integrou as atividades em comemoração aos 80 anos de instalação da Justiça do Trabalho da 2ª Região, realizadas pelo Centro de Memória do TRT-2 no ano de 2021. Mais contribuições de servidores, servidoras, magistrados e magistradas do TRT-2 (da ativa e aposentados) podem ser lidas aqui.

Memórias Trabalhistas é uma página criada pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor responsável pela pesquisa e divulgação da história do TRT-2. Neste espaço, é possível encontrar artigos, histórias e curiosidades sobre o TRT-2, maior tribunal trabalhista do país.

Acesse também o Centro de Memória Virtual e conheça nosso acervo histórico, disponível para consulta e pesquisa.


Leia também



Publicado por memoriatrt2

Aqui neste perfil, você encontra os textos produzidos por colegas que contribuem para a produção de conteúdo dentro do Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor que surgiu no segundo semestre de 2017, com o objetivo de pesquisar e divulgar a memória institucional do TRT-2.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: