80 ANOS EM MEMÓRIAS: DENISE ALCÂNTARA

Em fevereiro de 2021 completei 30 anos de TRT-2, sendo 15 como datilógrafa de audiência em Vara do Trabalho, antiga Junta de Conciliação e Julgamento, e 15 na Biblioteca.

Foi aqui que aprendi a usar uma máquina de escrever elétrica e um computador. Acompanhei na prática a mudança do físico para o digital: anotar em fichas os andamentos processuais; as atas de audiência eram grampeadas com papel sulfite timbrado, papel de seda e papel carbono; as fitas das máquinas de escrever eram rebobinadas à mão com a ajuda de uma tampa da caneta; tínhamos que tomar cuidado para abrir as gavetas dos arquivos de aço, para evitar que tombassem e para não nos machucarmos; conheci artistas dos quais sou fã.

Denise Alcântara
Da esquerda para a direita: o desembargador Armando Augusto Pinheiro Pires, que na época era o diretor da junta; a servidora Denise Alcântara e a juíza Eunice Joanna Verginia Rodrigues Romeiro Bussamra, em fotografia do dia 15 de abril de 1994, na secretaria da 6ª Junta de Conciliação e Julgamento de São Paulo (avenida Ipiranga, 1225, 6° andar). Denise era a datilógrafa de audiência e tinha levado um bolo para comemorar com os colegas a oficialização de seu casamento, ocorrido no dia 13 anterior. Foto: fundo Denise de Mello Alcântara da Silva / acervo TRT-2.
Denise Alcântara, TRT-2, servidores do TRT-2
Fotos tiradas na secretaria (em cima) e na sala de audiências da 6ª VT/São Paulo (embaixo), em dezembro/2005, no Fórum Ruy Barbosa. Na segunda foto é possível identificar (da esquerda para a direita), em pé: João, Sandra, Lurdinha, Marcele, Denise, juiz Saint-Clair Lima e Silva (falecido em 2015), Ana Carolina, Marli; agachados, Marcelo e Cláudia.

Até na mudança do prédio da avenida Ipiranga para a Barra Funda eu também pus a mão na massa, ou melhor, nas caixas e pacotes.

Adoro atender o público e tive o prazer de conhecer vários magistrados, servidores, advogados e quem mais precise de mim.

No projeto “A Biblioteca vai ao TRT-2”, eu e meus colegas tivemos a oportunidade de visitar diversos setores e municípios com o objetivo de divulgar os inúmeros serviços oferecidos por nós àqueles que desconheciam.

Vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação sobre o projeto “A Biblioteca vai ao TRT-2”.

Fazer pesquisas, encontrar o material solicitado, ensinar, atender no balcão, por e-mail ou telefone e ver aquele rosto, ler uma mensagem ou simplesmente ouvir aquela voz de felicidade e agradecimento pelo ótimo trabalho efetuado não tem preço.

A equipe da Biblioteca (da esquerda para a direita): Messias, Ana Carolina, Adriana, Denise, Barbara e Mirian.

Jamais imaginei que poderia gostar de prestar serviços tão diferentes neste tribunal e que me fizessem sentir muito útil. Sempre fui feliz e amo o que eu faço. Sabe aquela sensação de dever cumprido? Pois é, eu tenho. Não ganhei o troféu, mas sou “Prata da Casa” com muito orgulho.

Obrigada, TRT-2 e colegas, por tudo o que vocês representam em minha vida!


Denise de Mello Alcântara da Silva é servidora do TRT-2 desde 1991. Atuou por 15 anos na primeira instância até chegar à Biblioteca do TRT-2, onde vive cercada de livros e pessoas, sempre atrás de uma solução para as consultas ou de uma boa indicação de leitura para servidores, magistrados e advogados que a frequentam.


Este texto foi publicado no contexto da campanha “80 anos em Memórias”, que integrou as atividades em comemoração aos 80 anos de instalação da Justiça do Trabalho da 2ª Região, realizadas pelo Centro de Memória do TRT-2 no ano de 2021. Mais contribuições de servidores, servidoras, magistrados e magistradas do TRT-2 (da ativa e aposentados) podem ser lidas aqui.

Memórias Trabalhistas é uma página criada pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor responsável pela pesquisa e divulgação da história do TRT-2. Neste espaço, é possível encontrar artigos, histórias e curiosidades sobre o TRT-2, maior tribunal trabalhista do país.

Acesse também o Centro de Memória Virtual e conheça nosso acervo histórico, disponível para consulta e pesquisa.


Leia também



Publicado por memoriatrt2

Aqui neste perfil, você encontra os textos produzidos por colegas que contribuem para a produção de conteúdo dentro do Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor que surgiu no segundo semestre de 2017, com o objetivo de pesquisar e divulgar a memória institucional do TRT-2.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: