100 ARTIGOS EM 3 ANOS

Em novembro de 2021, o Centro de Memória do TRT-2 completou 100 artigos publicados na plataforma “Memórias Trabalhistas”. Sem contar todos os textos produzidos para cada uma das páginas desta plataforma, que ajudam a conhecer o TRT-2, e dão os caminhos básicos para compreender sua história.

Resultado de pesquisas, estudos e muitas discussões, esses textos são também frutos de inúmeras conversas tidas com quase uma centena de pessoas, dentre servidores e magistrados, ativos e inativos, além de advogados.

Divididos em dez editorias, além de dois conjuntos de artigos criados especialmente para o aniversário de 80 anos do Tribunal, os textos abordam temas como a evolução do TRT-2, trajetórias de vida, justiça e direitos, fragmentos da história, além de assuntos que conversam com o próprio fazer de um centro de memória.

Apesar de o site ter entrado no ar em janeiro de 2019, nossos primeiros textos foram publicados com datas retroativas, uma vez que produzidos ainda para o Centro de Memória Virtual, em ambiente que se mostrou ineficiente para a finalidade, no ano de 2018, quando o setor iniciou suas atividades. Muito do conteúdo produzido para a exposição “Memória do TRT-2: uma construção coletiva” foi aproveitado. Assim, são de 2018 (apesar de terem sido editados e publicados apenas em 2019) 23 dos textos publicados.

Espaço destinado para artigos no Centro de Memória Virtual do TRT-2: espaço limitado para textos e grandes recursos para o uso de imagens.

Tinham ainda um formato diferente. Mais curtos e com pesquisas menos aprofundadas, uma vez que ainda estávamos compreendendo nosso acervo e identificando assuntos que pudessem nos pautar.

A partir de 2019, os textos do “Memórias Trabalhistas” passaram a buscar temáticas diferentes e um maior aprofundamento. Desse ano são 20 dos textos publicados. Criamos duas importantes editorias: Memórias Processuais, em que contamos as histórias por trás dos processos existentes em nosso acervo. E Memórias Narradas, em que trazemos o resultado de nosso projeto de história oral, totalmente produzido pelos servidores do Centro de Memória do TRT-2.

Em 2020, publicamos dois textos quando ainda estávamos trabalhando presencialmente. Além deles, outros 21 foram colocados no ar ainda naquele ano. Ficaram mais ilustrados e com pesquisas ainda mais profundas. Como grande novidade, criamos a editoria Parceiros da Memória, em que convidamos servidores e magistrados, ativos e inativos, a compartilharem trechos de suas trajetórias na 2ª Região Trabalhista.

Por fim, o ano de 2021, marcado pelo aniversário de 80 anos de nosso tribunal. Desde janeiro, já foram publicados 34 textos. Vários deles de extrema importância para a compreensão da história de nosso Regional, que podem funcionar como verdadeiros guias para quem busca informações sobre a criação da Justiça do Trabalho, o primeiro ano da 2ª Região e sobre o processo de evolução de nossa jurisdição.

Criamos ainda uma nova editoria, Presidentes do TRT-2, em que trazemos uma narrativa sobre a trajetória pessoal e profissional dos magistrados que chegaram ao cargo máximo de gestão de nosso Regional.

Criamos também um novo layout, com nova diagramação, linguagem, cores e forma de apresentação de conteúdos. Todos os textos foram revisados, os links foram refeitos ou criados (fazendo conexões entre textos existentes e recém-publicados). Foram ainda produzidas novas imagens de capa, a partir da definição da nova identidade visual do site. Por fim, foram criadas páginas que pudessem compilar temas importantes, como O TRT-2, que reúne informações gerais sobre a história do órgão (abordando temas como criação e instalação, a primeira composição, presidentes, corpo diretivo, jurisdição, legislação, vídeos, dentre outros) e O Centro de Memória do TRT-2, que reúne aspectos envolvendo o setor (como projetos, equipe, legislação, informações sobre gestão documental, trabalhos acadêmicos, dentre outros).

Falamos sobre muitos temas, mas muito está por vir. E, aos poucos, vamos contando a história deste que é o maior tribunal trabalhista do país.

O Centro de Memória do TRT-2 aproveita o momento para agradecer a cada um de nossos parceiros, que acabam por colaborar com nosso trabalho e nos ajudam, cada vez mais, a cumprir uma missão de extrema relevância, não só em nosso âmbito interno, como para toda a sociedade: divulgar a nossa história.

Memórias Trabalhistas é uma página criada pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor responsável pela pesquisa e divulgação da história do TRT-2. Neste espaço, é possível encontrar artigos, histórias e curiosidades sobre o TRT-2, maior tribunal trabalhista do país.

Acesse também o Centro de Memória Virtual e conheça nosso acervo histórico, disponível para consulta e pesquisa.

Publicado por Christiane Teixeira Zboril

Radialista e jornalista, é especialista em Comunicação Pública. Possui experiência com produção de rádio e TV, assessoria de imprensa, eventos e gestão de mídias sociais. Adora fazer planos, conhecer novos lugares e pessoas, além de ouvir uma boa história. Desde 2012, é servidora do TRT-2.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: