Sua vida e sua jornada sempre foram pautadas pelo amor. Amor pela família, pelo trabalho, pelos amigos, a sua vida se define nessa palavra, AMOR!
Sua sensibilidade se refletia no seu trabalho diário, na sua capacidade de conciliar o inconciliável e de se dedicar com tanto afeto a nossa Justiça do Trabalho. Ela estava impregnada nele de tal maneira que seu envolvimento não se limitava apenas a sua unidade.
O nosso Maurício atuou nas comissões de concurso, elaborando provas, cuidando na recepção dos novos juízes e servidores, dando conselhos aos colegas, ajudando nas suas dificuldades, se dispondo a ouvir. Tudo com muito amor e carinho. Você tocou a alma e o coração de muita gente, a minha em especial! Seus ensinamentos estão guardados comigo e levarei as lições aprendidas por toda a minha vida.
Nos despedimos do Juiz exemplar, do pai carinhoso e sempre presente, do marido eternamente apaixonado, do irmão parceiro de todas as horas, do filho amoroso e do amigo de muitas vidas!

Hoje o nosso coração dói com a saudade, mas ciente de que nos reencontraremos e você estará lá, nos recebendo com seu sorriso e sua força! Até breve, meu irmão!
Roberta Carolina de Novaes e Souza Dantas é formada em direito pelo Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduada em direito e processo do trabalho. Atuou como servidora no TRT-2 entre 2002 e 2009. Ingressou na magistratura do trabalho em 2009, no TRT-1. É juíza do TRT-2 desde 2010. A magistrada atuou ao lado de Maurício Assali quando, juntos, foram auxiliares da Corregedoria do TRT-2, entre 2016 e 2018. O texto foi redigido na época do falecimento do juiz Maurício Assali.

Memórias Trabalhistas é uma página criada pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor responsável pela pesquisa e divulgação da história do TRT-2. Neste espaço, é possível encontrar artigos, histórias e curiosidades sobre o TRT-2, maior tribunal trabalhista do país.
Acesse também o Centro de Memória Virtual e conheça nosso acervo histórico, disponível para consulta e pesquisa.