Acervo


Dentre as atribuições do Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região estão localizar e recolher documentos/imagens e objetos de interesse histórico que se encontrem nas diversas Unidades administrativas e judiciárias, assim como, realizar a higienização, recuperação/restauração dos documentos e objetos do acervo permanente.

A equipe do Centro de Memória tem se dedicado a orientar os diferentes setores do Regional sobre a importância da preservação dos documentos de guarda permanente e frequentemente auxilia na classificação de eventuais achados.

Contudo, a correta classificação e destinação desses documentos corresponde à primeira etapa de um longo processo. Para que esses documentos possam resistir ao tempo e serem objeto de pesquisa e produção de conhecimento é necessário que passem pelas etapas de desmetalização e higienização para, então, serem acondicionados adequadamente.

Realizados esses procedimentos, para facilitar e ampliar as possibilidades de acesso a esses processos e documentos administrativos é realizada a digitalização, para a posterior descrição de acordo com os campos estipulados pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística – NOBRADE. São procedimentos que permitem que tais documentos sejam indexados e disponibilizados no Centro de Memória Virtual do TRT-2 e, assim, facilmente localizados por eventuais pesquisadores ou interessados.


Etapas do trabalho



Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: