Centro de Memória

Informações, notícias e atualizações acerca dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Memória do TRT-2.


DESBRAVADORES DA INFORMAÇÃO

Dia 20 de outubro é comemorado o dia do Arquivista, profissionais fundamentais em nossa sociedade e na preservação da memória.

MEMÓRIA EM COLETIVIDADE

Apresentamos o trabalho desenvolvido pelo Centro de Memória do TRT-2 ao longo de seu tempo de existência.

QUANDO OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS

Normalmente, em órgãos que possuem sua atividade-fim tão bem definida, como aqueles ligados ao Judiciário, é comum que todo e qualquer setor que não esteja ligado diretamente ao exercício dessa atividade, seja alocado em função dela, ou seja, considerado “atividade-meio”. Tais setores são fundamentais para o funcionamento da instituição e para sua plena prestação jurisdicional.

PELA MEMÓRIA DO PODER JUDICIÁRIO

A partir de 2020, os órgãos do Poder Judiciário nacional têm uma data especial – e única – para celebrarem suas memórias. Trata-se do dia 10 de maio, data instituída, por meio da Resolução nº 316 de 22 de abril de 2020, do Conselho Nacional de Justiça, como o Dia da Memória do Poder Judiciário.

ENTRE PASSARINHOS, OPALAS E COMPUTADORES

Ao elaborarem as narrativas sobre as suas trajetórias, as pessoas relembram de seus contemporâneos e de gerações anteriores à sua, dando pistas e informações valiosas sobre outros atores da história da Justiça do Trabalho.

CENTRO DE QUÊ?

Um tribunal com quase 80 anos, milhares de documentos guardados, dentre processos e documentos administrativos, e muitas histórias a serem contadas – do órgão, de pessoas, de processos, de prédios e de relações.

A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO

Nesses últimos meses, recebemos diversas doações. E ficamos muito felizes com isso. Ainda mais por sabermos que essas doações vêm de servidores e de magistrados que confiam em nosso trabalho e que acreditam que seus tão queridos materiais (fotos, documentos, objetos) serão bem cuidados pelo Centro de Memória.

A MEMÓRIA DA JT EM SÃO PAULO

Entre os dias 23 e 24 de maio, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região recebe mais uma edição do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho – Memojutra.

ENTRE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS

Para marcar a inauguração da exposição “Memória do TRT-2: uma construção coletiva”, servidores e magistrados, ativos e inativos, além de advogados e público em geral, puderam conferir mais uma edição do bate-papo “Entre memória e história: lembranças e análises sobre a evolução do TRT-2 e da Justiça do Trabalho”.

MEMÓRIAS DO TRT-2 EM SÃO BERNARDO

Em 2018, o Fórum Trabalhista de São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, recebeu mais uma edição da exposição “Memória do TRT-2: uma construção coletiva”.

BALANÇO DE QUASE UM ANO E PREMIAÇÃO

Um ano. Na verdade, pouco menos de um ano. Foi esse o tempo que o Centro de Memória do TRT-2 teve para pesquisar, produzir e divulgar seus primeiros conteúdos.

MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E EMOÇÕES

Belfort, Nisi, Toledo Leite. Sobrenomes familiares aos ouvidos de quem trabalha no TRT-2, que marcaram – e marcam – gerações de famílias que por aqui passaram – e que aqui se encontram até hoje.

MEMÓRIAS DO TRT-2 EXPOSTAS (E ABERTAS PARA VISITAÇÃO)

Desde o dia 28 de maio está aberta para visitação a exposição ”Memória do TRT-2: Uma Construção Coletiva”. O projeto foi desenvolvido pela Seção de Arquivo Histórico, Memória e Instrumentos Arquivísticos do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: