Dados e fotos sobre a criação da Justiça do Trabalho e a instalação da 2ª Região
Instalada em 1941, como Conselho Regional do Trabalho, pelo presidente Getúlio Vargas, a 2ª Região passou a se chamar Tribunal Regional do Trabalho apenas em 1946, quando integrou o Poder Judiciário. Sua jurisdição compreendia os estados de Paraná e Mato Grosso, além de todo o estado de São Paulo.
Na primeira instância, o CRT-2 na sua criação era constituído pelas Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJ). Cada junta contava com um juiz-presidente e dois juízes vogais, sendo um representante dos trabalhadores e outro representante dos empregadores. O segundo grau era formado pelos juízes de tribunal e também por juízes classistas, um para cada representação e dois alheios aos interesses de classe, totalizando cinco magistrados nessa instância.
Em 1946, ano da transformação da 2ª Região em Tribunal, o órgão contava com sete JCJs na capital e cinco fora da sede (Santos, Santo André, Jundiaí, Campinas e Sorocaba). O movimento naquele ano foi de 8.377 novas ações apenas nas juntas da capital.
Com o passar dos anos, o desenvolvimento, a industrialização e o aumento populacional no país tiveram importantes reflexos no TRT-2, que viu sua demanda crescer, apesar da diminuição da jurisdição do Regional. A partir da segunda metade da década de 1970, foram criados o TRT-9, no Paraná (em 1975); o TRT-10, que abarcou os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (em 1981) e o TRT-15, que ficou responsável pelo interior do estado de São Paulo (em 1986).
Em 2021 a Justiça do Trabalho completou 80 anos de criação. Após todos esses anos, o TRT-2 passou a contar com 217 Varas do Trabalho, divididas em 32 fóruns, três deles na Capital: Fórum Ruy Barbosa (Barra Funda), Fórum da Zona Leste (inaugurado em 2013) e Fórum da Zona Sul (inaugurado em 2014).
Na segunda instância são, ao todo, 18 turmas. O órgão se reúne ainda como Tribunal Pleno, Órgão Especial, Seção Especializada em Dissídios Coletivos, além de nove Seções Especializadas em Dissídios Individuais.
Parte dessa história pode ser conhecida a partir do conteúdo produzido em comemoração aos 80 anos da Justiça do Trabalho.
Leia mais sobre a história do TRT-2
MUITO ANTES DO CRT-2
Da formação da classe trabalhadora à instalação da Justiça do Trabalho: um apanhado geral do que aconteceu antes mesmo de existirem os Conselhos Regionais do Trabalho.
O PRIMEIRO ANO DO CRT-2
A Justiça do Trabalho foi instalada em 1941. Neste texto você descobre como foi o primeiro ano de funcionamento do CRT-2.
DE CONSELHO A TRIBUNAL
Os Conselhos Regionais do Trabalho, criados em 1941, com vinculação ao Poder Executivo, passaram, cinco anos depois, a constituir os Regionais Trabalhistas, recebendo a denominação que resistiu até hoje, sendo definitivamente integrados ao Judiciário como uma justiça especializada. Esse é um período que vai até 1946, e que, apesar de curto, foi fundamental para alicerçar…