Memórias Processuais

As histórias por trás dos processos pertencentes ao acervo histórico do TRT-2.


Veja sobre quais processos já falamos


GREVE DE PERUS: QUEIXADAS COM FOME DE JUSTIÇA

Iniciada em 14 de maio de 1962 (completa 58 anos, portanto, em 2020), mas com antecedentes em 1958, essa greve se estendeu até 1969 e deu origem a um movimento operário que ganhou as ruas da cidade de São Paulo e os corredores do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

A LUTA SOB O CALOR DA FORJA

O dia 21 de abril é uma data comemorada por diversos motivos, o mais conhecido deles é o Dia de Tiradentes, em homenagem ao inconfidente mineiro executado nessa data, em 1792. O dia também é reservado para comemorarmos algumas categorias laborais, entre elas, uma muito importante, que ajudou a forjar o direito trabalhista no país, além de ter desafiado diretamente a ditadura, ajudando a preparar o terreno para a redemocratização: os metalúrgicos.

O SUOR AMARGO DA CANA

No dia 16 de janeiro, comemora-se o Dia do Cortador de Cana de Açúcar, uma categoria de trabalhadores com a qual os habitantes das grandes metrópoles têm pouco contato, mas que está relacionada a uma atividade profissional ainda presente em muitas cidades do país.

DEFESAS DIGNAS DE OSCAR (DE MELHOR ROTEIRO)

O Oscar chegava ao seu 21º aniversário quando, em São Paulo, o Sindicato dos Operadores Cinematográficos do Estado de São Paulo propunha um dissídio coletivo contra o Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado de São Paulo.

OS PORTUÁRIOS E A LUTA POR UMA GRATIFICAÇÃO

Os meses de janeiro e fevereiro são marcados por datas relevantes para a cidade de Santos, uma das mais importantes da 2ª Região e primeiro local da atual jurisdição a receber uma junta de conciliação e julgamento fora da capital, em 1944.


Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: