Memórias Trabalhistas

Aqui você encontra todas as publicações feitas pelo Centro de Memória do TRT-2.


Publicação em destaque



Confira o que já publicamos


A CRIAÇÃO DO TRT-15

Até 1986, a jurisdição do TRT-2 abrangia todo o estado de São Paulo. A partir da criação do TRT-15, o estado passou a ser o único ente da federação com dois Tribunais Trabalhistas.

A SAÍDA DO PARANÁ (TRT-9)

Quando a 2ª Região Trabalhista foi instalada, em maio de 1941, a jurisdição do TRT-2 abrangia os estados de São Paulo, Mato Grosso (ainda unificado) e Paraná.

(SEIS) REGIONAIS-IRMÃOS

Em 1941, quando a Justiça do Trabalho foi instalado, a 2ª Região era composta por três estados: São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

O PRIMEIRO ANO DO CRT-2

A Justiça do Trabalho foi instalada em 1941. Neste texto você descobre como foi o primeiro ano de funcionamento do CRT-2.

MUITO ANTES DO CRT-2

Da formação da classe trabalhadora à instalação da Justiça do Trabalho: um apanhado geral do que aconteceu antes mesmo de existirem os Conselhos Regionais do Trabalho.

UM MÊS DE CELEBRAÇÕES E HOMENAGENS

Em 2021, a Justiça do Trabalho comemora os 80 anos de sua instalação. Para compreender como chegamos até aqui, precisamos falar sobre a nossa própria história. E voltar um pouquinho no tempo.

50 ANOS DA RIO BRANCO

Em 2020 completaram-se 50 anos da unidade do prédio da av. Rio Branco. O texto que conta o processo de aquisição e mudança para a unidade, que na década de 1970 abrigou a sede do Tribunal.

UMA QUESTÃO DE GESTÃO

O texto narra a evolução dos cargos de direção ocupados por magistrados de segunda instância do TRT-2. Também traz histórico das ampliações do números de vagas na segunda instância.

DESBRAVADORES DA INFORMAÇÃO

Dia 20 de outubro é comemorado o dia do Arquivista, profissionais fundamentais em nossa sociedade e na preservação da memória.

MEMÓRIA EM COLETIVIDADE

Apresentamos o trabalho desenvolvido pelo Centro de Memória do TRT-2 ao longo de seu tempo de existência.

OS 40 ANOS DO EDIFÍCIO-SEDE

Em 29 de agosto de 2020, o ed. sede do TRT-2 completa 40 anos de sua inauguração. A gente conta como essa mudança aconteceu.

QUATRO MESES DE TELETRABALHO

Em 17 de julho, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região completa quatro meses de teletrabalho.

A HISTÓRIA DO TRT-2 EM RELATÓRIOS

Desde que foi criada, em 1941, ainda como Conselho Regional do Trabalho, a 2ª Região produz anualmente um Relatório de Atividades. Aqui é possível conferir todos os relatórios que já foram digitalizados pelo Centro de Memória do TRT-2 e os mais atuais, a partir do ano 2000.

QUANDO OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS

Normalmente, em órgãos que possuem sua atividade-fim tão bem definida, como aqueles ligados ao Judiciário, é comum que todo e qualquer setor que não esteja ligado diretamente ao exercício dessa atividade, seja alocado em função dela, ou seja, considerado “atividade-meio”. Tais setores são fundamentais para o funcionamento da instituição e para sua plena prestação jurisdicional.

GREVE DE PERUS: QUEIXADAS COM FOME DE JUSTIÇA

Iniciada em 14 de maio de 1962 (completa 58 anos, portanto, em 2020), mas com antecedentes em 1958, essa greve se estendeu até 1969 e deu origem a um movimento operário que ganhou as ruas da cidade de São Paulo e os corredores do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

QUEM FAZ A MEMÓRIA É VOCÊ

Aproveitando que estamos neste momento de isolamento em nossas casas, que tal pegar um tempinho que tiver, no meio de todos os afazeres, e procurar uma foto que tenha marcado a sua trajetória dentro do TRT-2?

PELA MEMÓRIA DO PODER JUDICIÁRIO

A partir de 2020, os órgãos do Poder Judiciário nacional têm uma data especial – e única – para celebrarem suas memórias. Trata-se do dia 10 de maio, data instituída, por meio da Resolução nº 316 de 22 de abril de 2020, do Conselho Nacional de Justiça, como o Dia da Memória do Poder Judiciário.

POR UMA JORNADA DE OITO HORAS

Apesar de ter sido instituído em 1889, na França, o Dia do Trabalho remete a uma série de eventos que aconteceram três anos antes e começaram em 1° de maio de 1886, nos Estados Unidos, quando diversos trabalhadores foram às ruas para protestar contra jornadas diárias exaustivas e péssimas condições de trabalho.

A LUTA SOB O CALOR DA FORJA

O dia 21 de abril é uma data comemorada por diversos motivos, o mais conhecido deles é o Dia de Tiradentes, em homenagem ao inconfidente mineiro executado nessa data, em 1792. O dia também é reservado para comemorarmos algumas categorias laborais, entre elas, uma muito importante, que ajudou a forjar o direito trabalhista no país, além de ter desafiado diretamente a ditadura, ajudando a preparar o terreno para a redemocratização: os metalúrgicos.

A BARONESA DO TRT-2

Dayse Conrado Bacchi foi servidora do TRT-2 entre 1958 e 1987. Iniciou suas atividades na Seção de Certidões e Traslados, na qual eventualmente assumiria a chefia em 1964, e permaneceria em tal posição até a sua aposentadoria.

O SUOR AMARGO DA CANA

No dia 16 de janeiro, comemora-se o Dia do Cortador de Cana de Açúcar, uma categoria de trabalhadores com a qual os habitantes das grandes metrópoles têm pouco contato, mas que está relacionada a uma atividade profissional ainda presente em muitas cidades do país.

UM GRANDE CONTADOR DE CAUSOS

Filho mais novo de Décio de Toledo Leite, um dos primeiros magistrados do antigo Conselho Regional do Trabalho da 2ª Região (e que aqui foi presidente entre 1959 e 1963), Luiz Antonio de Toledo Leite é um dos irmãos-servidores de sua família. Atuou no TRT-2 entre 1957 e 1990. Foi o último dos irmãos a ser nomeado. E o último também a aposentar-se.

UM GUERREIRO CHAMADO FALCÃO

Luiz da Silva Falcão foi servidor do TRT-2 entre 1982 e 2019. Ele é o primeiro entrevistado do projeto “Memórias Narradas”, do Centro de Memória do TRT-2.

MEMÓRIAS NARRADAS (POR QUEM PARTICIPOU DA HISTÓRIA DO TRT-2)

A partir do mês de novembro, o Centro de Memória do TRT-2 começa a disponibilizar o projeto “Memórias Narradas”, série de entrevistas realizadas ao longo do ano de 2019 com servidores e magistrados aposentados, nas quais eles contam suas trajetórias de vida dentro da instituição, relembrando alguns de seus mais marcantes momentos no TRT-2.

ENTRE PASSARINHOS, OPALAS E COMPUTADORES

Ao elaborarem as narrativas sobre as suas trajetórias, as pessoas relembram de seus contemporâneos e de gerações anteriores à sua, dando pistas e informações valiosas sobre outros atores da história da Justiça do Trabalho.

CENTRO DE QUÊ?

Um tribunal com quase 80 anos, milhares de documentos guardados, dentre processos e documentos administrativos, e muitas histórias a serem contadas – do órgão, de pessoas, de processos, de prédios e de relações.

A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO

Nesses últimos meses, recebemos diversas doações. E ficamos muito felizes com isso. Ainda mais por sabermos que essas doações vêm de servidores e de magistrados que confiam em nosso trabalho e que acreditam que seus tão queridos materiais (fotos, documentos, objetos) serão bem cuidados pelo Centro de Memória.

UMA MULHER QUE IMPUNHA (MUITO) RESPEITO

Nascida em 1 de dezembro de 1921, na cidade de Santos, Isabel de Castro Mello foi nomeada para o TRT-2 em 20 de outubro de 1956, em uma época que se entrava por indicação, como interina, aos 35 anos de idade.

PIONEIRAS DA JUSTIÇA DO TRABALHO NO TRT-2

Criado em 1/5/1941, como Conselho Regional do Trabalho da 2ª Região, ainda vinculado ao Ministério do Trabalho, o TRT-2 foi palco de verdadeiras mulheres pioneiras da Justiça do Trabalho. Confira a história de algumas delas.

A MEMÓRIA DA JT EM SÃO PAULO

Entre os dias 23 e 24 de maio, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região recebe mais uma edição do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho – Memojutra.

ENTRE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS

Para marcar a inauguração da exposição “Memória do TRT-2: uma construção coletiva”, servidores e magistrados, ativos e inativos, além de advogados e público em geral, puderam conferir mais uma edição do bate-papo “Entre memória e história: lembranças e análises sobre a evolução do TRT-2 e da Justiça do Trabalho”.

DO CENTRO À BARRA FUNDA

No dia 26 de março, o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa (FRB) completa 15 anos de funcionamento. Marco da atuação do TRT-2 na capital paulista, o FRB é referência para aqueles que buscam ter seus direitos reconhecidos.

MUITO ALÉM DE MESAS E BALCÕES

Dezenove de março é o Dia do carpinteiro e do marceneiro, setor que passou a existir oficialmente no TRT-2 em 1995.

DEFESAS DIGNAS DE OSCAR (DE MELHOR ROTEIRO)

O Oscar chegava ao seu 21º aniversário quando, em São Paulo, o Sindicato dos Operadores Cinematográficos do Estado de São Paulo propunha um dissídio coletivo contra o Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado de São Paulo.

OS PORTUÁRIOS E A LUTA POR UMA GRATIFICAÇÃO

Os meses de janeiro e fevereiro são marcados por datas relevantes para a cidade de Santos, uma das mais importantes da 2ª Região e primeiro local da atual jurisdição a receber uma junta de conciliação e julgamento fora da capital, em 1944.

UM TRTEIRO CENTENÁRIO

O desembargador aposentado do TRT-2 Júlio de Araújo Franco Filho completou 101 anos de idade no dia 12 de outubro de 2018. Nomeado em 1956, dr. Júlio é um dos primeiros magistrados do Regional.

UMA JUSTA HOMENAGEM

Antônio Ferreira Cesarino Júnior nasceu em 1906, na cidade de Campinas. Sendo o filho mais velho de uma família humilde, Cesarino teve de trabalhar desde cedo para ajudar no sustento da casa. Conviveu precocemente com a dor e privações de ser pobre e negro no Brasil do início do século XX.

A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO TRT-2

O TRT-2 já foi chamado de CRT-2, entre 1941 e 1946, quando ainda era vinculado ao Ministério do Trabalho. CRT-2 é a sigla para Conselho Regional do Trabalho da 2ª Região, que abrangia, à época, os Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

MEMÓRIAS DO TRT-2 EM SÃO BERNARDO

Em 2018, o Fórum Trabalhista de São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, recebeu mais uma edição da exposição “Memória do TRT-2: uma construção coletiva”.

OS 25 ANOS DA EJUD2

A Escola nasceu oficialmente em 5 de fevereiro de 1993, com a publicação da Resolução Administrativa nº 01/1993. Mas as atividades ligadas à educação, no Tribunal, iniciaram-se em 1982, na antiga Seção de Cursos.

30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DE 1988

Em 5 de outubro de 2018, a Constituição Federal completa 30 anos. Naquele longínquo 1988, quase dois anos após o início dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, o deputado paulista Ulysses da Silveira Guimarães era o presidente do órgão que tinha como função elaborar o novo texto constitucional.

BALANÇO DE QUASE UM ANO E PREMIAÇÃO

Um ano. Na verdade, pouco menos de um ano. Foi esse o tempo que o Centro de Memória do TRT-2 teve para pesquisar, produzir e divulgar seus primeiros conteúdos.

A MÁQUINA SORTEADORA DE PROCESSOS

Durante muitos anos, a distribuição de processos, na primeira instância, foi feita manualmente, por ordem de chegada. Posteriormente, com a criação da figura do juiz distribuidor, a distribuição passou a ser sorteada, com um globo de bingo – ou ”máquina sorteadora de processos”.

PAPÉIS ANTIGOS, HISTÓRIA E DIREITOS

Documentos que servem de prova, que servem para relatar a história. Documentos que marcam no tempo o trabalho de pessoas e da instituição. Essa é a importância de se guardar arquivos de valor histórico.

DATILOGRAFANDO EM VÁRIAS VIAS

Os chamados “bloquinhos” eram conjuntos de folhas intercalados com papel carbono, utilizados nas máquinas de datilografar.

O ESCREVER ATRAVÉS DAS DÉCADAS

Ao longo do tempo, servidores e magistrados do Tribunal tiveram contato com diversos equipamentos. E precisaram alterar a forma de trabalho para adaptarem-se ao processo.

MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E EMOÇÕES

Belfort, Nisi, Toledo Leite. Sobrenomes familiares aos ouvidos de quem trabalha no TRT-2, que marcaram – e marcam – gerações de famílias que por aqui passaram – e que aqui se encontram até hoje.

SAEM OS SELOS, ENTRAM OS LIVROS DE CUSTAS

Até 1965, as custas processuais eram recolhidas por meio de selos, que então foram substituídos pelos Livros de Registro de Custas e Emolumentos, nos quais eram anotados os recolhimentos.

UM DOS PRIMEIROS SERVIDORES DO CRT-2

Os primeiros funcionários do Conselho Regional do Trabalho da 2ª Região, criado em 1941, eram servidores do quadro do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, cedidos ao Conselho.

MEMÓRIAS DO TRT-2 EXPOSTAS (E ABERTAS PARA VISITAÇÃO)

Desde o dia 28 de maio está aberta para visitação a exposição ”Memória do TRT-2: Uma Construção Coletiva”. O projeto foi desenvolvido pela Seção de Arquivo Histórico, Memória e Instrumentos Arquivísticos do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

BREVE HISTÓRIA DO TRT-2

Criada em 1941 como Conselho Regional do Trabalho, pelo presidente Getúlio Vargas, a 2ª Região passou a se chamar Tribunal Regional do Trabalho, apenas em 1946, quando passou a fazer parte do Poder Judiciário.

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: