O TRT-2 hoje

Dados atuais do maior tribunal trabalhista do Brasil.


Justiça do Trabalho é um ramo do Poder Judiciário brasileiro composto pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e Juízes do Trabalho, sendo que a supervisão (administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial) de primeiro e segundo graus é exercida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

O estado de São Paulo conta com dois tribunais trabalhistas, sendo o único ente da federação a dividir sua jurisdição, na Justiça do Trabalho.

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região é o órgão da Justiça do Trabalho que abrange a cidade de São Paulo e as regiões de Guarulhos, Osasco, ABC paulista e Baixada Santista. O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com sede na cidade de Campinas, tem sob sua jurisdição as demais cidades do estado.

O TRT-2 é formado por cerca de 450 juízes, 94 desembargadores, 5.500 servidores e mais de mil profissionais terceirizados. 

O órgão tem como missão a promoção da pacificação social, oferecendo uma prestação jurisdicional rápida, acessível e efetiva. Para isso, está comprometido com valores como ética, transparência, valorização das pessoas e da cidadania, inovação e acessibilidade.

O TRT-2 conta com 217 Varas do Trabalho, divididas em 32 fóruns, três deles na Capital: Fórum Ruy Barbosa (Barra Funda), Fórum da Zona Leste (inaugurado em 2013) e Fórum da Zona Sul (inaugurado em 2014).

Na segunda instância são, ao todo, 18 turmas. O órgão se reúne ainda como Tribunal Pleno, Órgão Especial, Seção Especializada em Dissídios Coletivos, além de nove Seções Especializadas em Dissídios Individuais

Para facilitar a solução dos conflitos, o Tribunal tem à disposição dos jurisdicionados oito centros judiciais de solução de disputas (Ruy Barbosa, Leste, Sul, Barueri, Guarulhos, ABC e Baixada Santista, em primeira instância; e um em segunda instância).

O TRT-2 conta ainda também com 17 secretarias administrativas.

Desde 2020, seu corpo diretivo é formado pelos desembargadores: Luiz Antônio Moreira Vidigal (presidente), Tânia Bizarro Quirino de Morais (vice-presidente administrativo), Valdir Florindo (vice-presidente administrativo) e Sérgio Pinto Martins (corregedor).

O TRT-2 é o maior tribunal trabalhista do país em termos de estrutura e de volume processual. Atualmente, tramitam no Regional mais de 900 mil processos.


Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: