Dados atuais do maior tribunal trabalhista do Brasil.
A Justiça do Trabalho é um ramo do Poder Judiciário brasileiro composto pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e Juízes do Trabalho, sendo que a supervisão (administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial) de primeiro e segundo graus é exercida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
O estado de São Paulo conta com dois tribunais trabalhistas, sendo o único ente da federação a dividir sua jurisdição, na Justiça do Trabalho.
O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região é o órgão da Justiça do Trabalho que abrange a cidade de São Paulo e as regiões de Guarulhos, Osasco, ABC paulista e Baixada Santista. O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com sede na cidade de Campinas, tem sob sua jurisdição as demais cidades do estado.
O TRT-2 é formado por cerca de 450 juízes, 94 desembargadores, 5.500 servidores e mais de mil profissionais terceirizados.
O órgão tem como missão a promoção da pacificação social, oferecendo uma prestação jurisdicional rápida, acessível e efetiva. Para isso, está comprometido com valores como ética, transparência, valorização das pessoas e da cidadania, inovação e acessibilidade.
O TRT-2 conta com 217 Varas do Trabalho, divididas em 32 fóruns, três deles na Capital: Fórum Ruy Barbosa (Barra Funda), Fórum da Zona Leste (inaugurado em 2013) e Fórum da Zona Sul (inaugurado em 2014).
Na segunda instância são, ao todo, 18 turmas. O órgão se reúne ainda como Tribunal Pleno, Órgão Especial, Seção Especializada em Dissídios Coletivos, além de nove Seções Especializadas em Dissídios Individuais
Para facilitar a solução dos conflitos, o Tribunal tem à disposição dos jurisdicionados oito centros judiciais de solução de disputas (Ruy Barbosa, Leste, Sul, Barueri, Guarulhos, ABC e Baixada Santista, em primeira instância; e um em segunda instância).
O TRT-2 conta ainda também com 17 secretarias administrativas.
Desde 2022, seu corpo diretivo é formado pelos desembargadores: Beatriz de Lima Pereira (presidente), Maria Elizabeth Mostardo Nunes (vice-presidente administrativo), Marcelo Freire Gonçalves (vice-presidente judicial) e Eduardo de Azevedo Silva (corregedor).
O TRT-2 é o maior tribunal trabalhista do país em termos de estrutura e de volume processual. Atualmente, tramitam no Regional mais de 900 mil processos.