Sobre

O Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região surgiu em 2017, com o objetivo de pesquisar e divulgar a memória institucional, vinculado à Secretaria-Geral da Presidência, a partir da edição do Ato GP nº 37 do mesmo ano, e alterado pelo Ato GP nº 40/2018, que modificou o nome do setor (antes chamado Seção de Arquivo Histórico, Memória e Instrumentos Arquivísticos) e definiu suas competências.

Com servidores de perfis e formações variadas, imbuídos da missão de preservação e difusão da memória da instituição, o setor concentra esforços na localização e seleção de documentos e objetos de interesse histórico que se encontrem nas diversas unidades administrativas e judiciárias do Tribunal e na consequente descrição e disponibilização de informações aos públicos interno e externo. Além disso, busca, pelo contato com servidores e magistrados, ativos e inativos, além de advogados e jurisdicionados, remontar a história do Tribunal a partir das lembranças pessoais de cada um deles.

O setor trabalha em parceria com outras áreas afins do Tribunal, como a Coordenadoria de Arquivo e a Secretaria de Comunicação Social, pensando no objetivo comum de valorização da memória institucional, em seus documentos, ritos e pessoas.

Com esse trabalho de pesquisa, é possível a realização de estudos, análises, campanhas institucionais, exposições e eventos culturais, além de uma produção textual e audiovisual que passa a ser disponibilizada ao público. Conteúdos que podem, inclusive, servir de fonte a pesquisadores acadêmicos das mais diversas áreas do saber. Além dos artigos, publicados aqui no “Memórias Trabalhistas”, ainda é possível conferir o conteúdo do acervo do Tribunal no Centro de Memória Virtual do TRT-2, no qual são disponibilizadas as descrições de processos, fotografias, documentos administrativos, conteúdos audiovisuais, objetos, dentre outros.

De tal forma, o TRT-2 caminha em consonância com os demais órgãos trabalhistas, que buscam na criação de setores especializados a preservação da memória da Justiça do Trabalho.