Todas as publicações

Aqui você encontra todas as publicações feitas pelo Centro de Memória do TRT-2.


Publicação em destaque



Confira o que já publicamos


DE CONSELHO A TRIBUNAL

Os Conselhos Regionais do Trabalho, criados em 1941, com vinculação ao Poder Executivo, passaram, cinco anos depois, a constituir os Regionais Trabalhistas, recebendo a denominação que resistiu até hoje, sendo definitivamente integrados ao Judiciário como uma justiça especializada. Esse é um período que vai até 1946, e que, apesar de curto, foi fundamental para alicerçar o crescimento posterior do TRT-2, que acompanhava o desenvolvimento industrial do estado de São Paulo e a complexificação das relações de trabalho no Brasil.

BENEDICTA SAVI: UMA VIDA CHEIA DE ATITUDES

Maria Benedicta Savi foi servidora do TRT-2 entre 1963 e 1989. Atuou na Junta de Conciliação e Julgamento de Santo André e na Biblitoeca do TRT-2, até ser demitida por abandono de emprego, após seu exílio. Perseguida pelo Regime Militar, conseguiu retornar ao Brasil apenas em 1978. Foi reintegrada em 1989, quando se aposentou.

O PRÉDIO DA AVENIDA IPIRANGA

Adquirido em 1970, o prédio da avenida Ipiranga, 1225 funcionou como sede de várias das juntas de conciliação e julgamento de São Paulo até o ano de 2004.

10 ANOS DE PJE: A COPA DO MUNDO DO TRT-2

No dia 27 de fevereiro de 2012, após anos de estudos e desenvolvimento, era instituído o Processo Judicial Eletrônico no TRT-2, seguindo uma tendência do Judiciário Nacional. Foi o início de um longo processo de implantação e consolidação de um novo modelo de gestão e prestação jurisdicional. Talvez o mais revolucionário de toda a história da Justiça Trabalhista.

A DRA. BETH, DA 7ª JUNTA

Maria Elisabeth Pinto Ferraz Luz Fasanelli foi magistrada do TRT-2 entre 1985 e 2007.

100 ARTIGOS EM 3 ANOS

Em novembro de 2021, o Centro de Memória do TRT-2 publicou seu 100º artigo na plataforma “Memórias Trabalhistas”, após três anos de atividades do setor.

ADEUS, F8: A DESATIVAÇÃO DO SAP

Em 2021 os sistemas legados de acompanhamento processual do TRT-2: SAP1, SAP2 e SAPG foram desativados. Esse texto busca resgatar um pouco da história ligada à criação dos primeiros sistemas informatizados e as mudanças que eles ocasionaram nas rotinas de trabalho de servidores, magistrados e advogados, em um contexto no qual a Internet e os computadores eram uma novidade.

A CRIAÇÃO DO TRT-15

Até 1986, a jurisdição do TRT-2 abrangia todo o estado de São Paulo. A partir da criação do TRT-15, o estado passou a ser o único ente da federação com dois Tribunais Trabalhistas.

A SAÍDA DO PARANÁ (TRT-9)

Quando a 2ª Região Trabalhista foi instalada, em maio de 1941, a jurisdição do TRT-2 abrangia os estados de São Paulo, Mato Grosso (ainda unificado) e Paraná.

(SEIS) REGIONAIS-IRMÃOS

Em 1941, quando a Justiça do Trabalho foi instalado, a 2ª Região era composta por três estados: São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

O PRIMEIRO ANO DO CRT-2

A Justiça do Trabalho foi instalada em 1941. Neste texto você descobre como foi o primeiro ano de funcionamento do CRT-2.

MUITO ANTES DO CRT-2

Da formação da classe trabalhadora à instalação da Justiça do Trabalho: um apanhado geral do que aconteceu antes mesmo de existirem os Conselhos Regionais do Trabalho.

UM MÊS DE CELEBRAÇÕES E HOMENAGENS

Em 2021, a Justiça do Trabalho comemora os 80 anos de sua instalação. Para compreender como chegamos até aqui, precisamos falar sobre a nossa própria história. E voltar um pouquinho no tempo.

50 ANOS DA RIO BRANCO

Em 2020 completaram-se 50 anos da unidade do prédio da av. Rio Branco. O texto que conta o processo de aquisição e mudança para a unidade, que na década de 1970 abrigou a sede do Tribunal.

UMA QUESTÃO DE GESTÃO

O texto narra a evolução dos cargos de direção ocupados por magistrados de segunda instância do TRT-2. Também traz histórico das ampliações do números de vagas na segunda instância.

DESBRAVADORES DA INFORMAÇÃO

Dia 20 de outubro é comemorado o dia do Arquivista, profissionais fundamentais em nossa sociedade e na preservação da memória.

MEMÓRIA EM COLETIVIDADE

Apresentamos o trabalho desenvolvido pelo Centro de Memória do TRT-2 ao longo de seu tempo de existência.

OS 40 ANOS DO EDIFÍCIO-SEDE

Em 29 de agosto de 2020, o ed. sede do TRT-2 completa 40 anos de sua inauguração. A gente conta como essa mudança aconteceu.

QUATRO MESES DE TELETRABALHO

Em 17 de julho, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região completa quatro meses de teletrabalho.

A HISTÓRIA DO TRT-2 EM RELATÓRIOS

Desde que foi criada, em 1941, ainda como Conselho Regional do Trabalho, a 2ª Região produz anualmente um Relatório de Atividades. Aqui é possível conferir todos os relatórios que já foram digitalizados pelo Centro de Memória do TRT-2 e os mais atuais, a partir do ano 2000.

QUANDO OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS

Normalmente, em órgãos que possuem sua atividade-fim tão bem definida, como aqueles ligados ao Judiciário, é comum que todo e qualquer setor que não esteja ligado diretamente ao exercício dessa atividade, seja alocado em função dela, ou seja, considerado “atividade-meio”. Tais setores são fundamentais para o funcionamento da instituição e para sua plena prestação jurisdicional.

GREVE DE PERUS: QUEIXADAS COM FOME DE JUSTIÇA

Iniciada em 14 de maio de 1962 (completa 58 anos, portanto, em 2020), mas com antecedentes em 1958, essa greve se estendeu até 1969 e deu origem a um movimento operário que ganhou as ruas da cidade de São Paulo e os corredores do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

QUEM FAZ A MEMÓRIA É VOCÊ

Aproveitando que estamos neste momento de isolamento em nossas casas, que tal pegar um tempinho que tiver, no meio de todos os afazeres, e procurar uma foto que tenha marcado a sua trajetória dentro do TRT-2?

PELA MEMÓRIA DO PODER JUDICIÁRIO

A partir de 2020, os órgãos do Poder Judiciário nacional têm uma data especial – e única – para celebrarem suas memórias. Trata-se do dia 10 de maio, data instituída, por meio da Resolução nº 316 de 22 de abril de 2020, do Conselho Nacional de Justiça, como o Dia da Memória do Poder Judiciário.

POR UMA JORNADA DE OITO HORAS

Apesar de ter sido instituído em 1889, na França, o Dia do Trabalho remete a uma série de eventos que aconteceram três anos antes e começaram em 1° de maio de 1886, nos Estados Unidos, quando diversos trabalhadores foram às ruas para protestar contra jornadas diárias exaustivas e péssimas condições de trabalho.

A LUTA SOB O CALOR DA FORJA

O dia 21 de abril é uma data comemorada por diversos motivos, o mais conhecido deles é o Dia de Tiradentes, em homenagem ao inconfidente mineiro executado nessa data, em 1792. O dia também é reservado para comemorarmos algumas categorias laborais, entre elas, uma muito importante, que ajudou a forjar o direito trabalhista no país, além de ter desafiado diretamente a ditadura, ajudando a preparar o terreno para a redemocratização: os metalúrgicos.

A BARONESA DO TRT-2

Dayse Conrado Bacchi foi servidora do TRT-2 entre 1958 e 1987. Iniciou suas atividades na Seção de Certidões e Traslados, na qual eventualmente assumiria a chefia em 1964, e permaneceria em tal posição até a sua aposentadoria.

O SUOR AMARGO DA CANA

No dia 16 de janeiro, comemora-se o Dia do Cortador de Cana de Açúcar, uma categoria de trabalhadores com a qual os habitantes das grandes metrópoles têm pouco contato, mas que está relacionada a uma atividade profissional ainda presente em muitas cidades do país.

UM GRANDE CONTADOR DE CAUSOS

Luiz Antônio de Toledo Leite foi servidor do TRT-2 entre 1957 e 1990. Atuou nas Juntas de Conciliação e Julgamento de Campinas e Santos, além da 22ª de São Paulo.

UM GUERREIRO CHAMADO FALCÃO

Luiz da Silva Falcão foi servidor do TRT-2 entre 1982 e 2019. Ele é o primeiro entrevistado do projeto “Memórias Narradas”, do Centro de Memória do TRT-2.

MEMÓRIAS NARRADAS (POR QUEM PARTICIPOU DA HISTÓRIA DO TRT-2)

A partir do mês de novembro, o Centro de Memória do TRT-2 começa a disponibilizar o projeto “Memórias Narradas”, série de entrevistas realizadas ao longo do ano de 2019 com servidores e magistrados aposentados, nas quais eles contam suas trajetórias de vida dentro da instituição, relembrando alguns de seus mais marcantes momentos no TRT-2.

ENTRE PASSARINHOS, OPALAS E COMPUTADORES

Ao elaborarem as narrativas sobre as suas trajetórias, as pessoas relembram de seus contemporâneos e de gerações anteriores à sua, dando pistas e informações valiosas sobre outros atores da história da Justiça do Trabalho.

CENTRO DE QUÊ?

Um tribunal com quase 80 anos, milhares de documentos guardados, dentre processos e documentos administrativos, e muitas histórias a serem contadas – do órgão, de pessoas, de processos, de prédios e de relações.

A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO

Nesses últimos meses, recebemos diversas doações. E ficamos muito felizes com isso. Ainda mais por sabermos que essas doações vêm de servidores e de magistrados que confiam em nosso trabalho e que acreditam que seus tão queridos materiais (fotos, documentos, objetos) serão bem cuidados pelo Centro de Memória.

UMA MULHER QUE IMPUNHA (MUITO) RESPEITO

Nascida em 1 de dezembro de 1921, na cidade de Santos, Isabel de Castro Mello foi nomeada para o TRT-2 em 20 de outubro de 1956, em uma época que se entrava por indicação, como interina, aos 35 anos de idade.

PIONEIRAS DA JUSTIÇA DO TRABALHO NO TRT-2

Criado em 1/5/1941, como Conselho Regional do Trabalho da 2ª Região, ainda vinculado ao Ministério do Trabalho, o TRT-2 foi palco de verdadeiras mulheres pioneiras da Justiça do Trabalho. Confira a história de algumas delas.

A MEMÓRIA DA JT EM SÃO PAULO

Entre os dias 23 e 24 de maio, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região recebe mais uma edição do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho – Memojutra.

ENTRE MEMÓRIAS E HISTÓRIAS

Para marcar a inauguração da exposição “Memória do TRT-2: uma construção coletiva”, servidores e magistrados, ativos e inativos, além de advogados e público em geral, puderam conferir mais uma edição do bate-papo “Entre memória e história: lembranças e análises sobre a evolução do TRT-2 e da Justiça do Trabalho”.

DO CENTRO À BARRA FUNDA

No dia 26 de março, o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa (FRB) completa 15 anos de funcionamento. Marco da atuação do TRT-2 na capital paulista, o FRB é referência para aqueles que buscam ter seus direitos reconhecidos.

MUITO ALÉM DE MESAS E BALCÕES

Dezenove de março é o Dia do carpinteiro e do marceneiro, setor que passou a existir oficialmente no TRT-2 em 1995.

DEFESAS DIGNAS DE OSCAR (DE MELHOR ROTEIRO)

O Oscar chegava ao seu 21º aniversário quando, em São Paulo, o Sindicato dos Operadores Cinematográficos do Estado de São Paulo propunha um dissídio coletivo contra o Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado de São Paulo.

OS PORTUÁRIOS E A LUTA POR UMA GRATIFICAÇÃO

Os meses de janeiro e fevereiro são marcados por datas relevantes para a cidade de Santos, uma das mais importantes da 2ª Região e primeiro local da atual jurisdição a receber uma junta de conciliação e julgamento fora da capital, em 1944.

UM TRTEIRO CENTENÁRIO

O desembargador aposentado do TRT-2 Júlio de Araújo Franco Filho completou 101 anos de idade no dia 12 de outubro de 2018. Nomeado em 1956, dr. Júlio é um dos primeiros magistrados do Regional.

UMA JUSTA HOMENAGEM

Antônio Ferreira Cesarino Júnior nasceu em 1906, na cidade de Campinas. Sendo o filho mais velho de uma família humilde, Cesarino teve de trabalhar desde cedo para ajudar no sustento da casa. Conviveu precocemente com a dor e privações de ser pobre e negro no Brasil do início do século XX.

A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO TRT-2

O TRT-2 já foi chamado de CRT-2, entre 1941 e 1946, quando ainda era vinculado ao Ministério do Trabalho. CRT-2 é a sigla para Conselho Regional do Trabalho da 2ª Região, que abrangia, à época, os Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

MEMÓRIAS DO TRT-2 EM SÃO BERNARDO

Em 2018, o Fórum Trabalhista de São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista, recebeu mais uma edição da exposição “Memória do TRT-2: uma construção coletiva”.

OS 25 ANOS DA EJUD2

A Escola nasceu oficialmente em 5 de fevereiro de 1993, com a publicação da Resolução Administrativa nº 01/1993. Mas as atividades ligadas à educação, no Tribunal, iniciaram-se em 1982, na antiga Seção de Cursos.

30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO DE 1988

Em 5 de outubro de 2018, a Constituição Federal completa 30 anos. Naquele longínquo 1988, quase dois anos após o início dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, o deputado paulista Ulysses da Silveira Guimarães era o presidente do órgão que tinha como função elaborar o novo texto constitucional.

BALANÇO DE QUASE UM ANO E PREMIAÇÃO

Um ano. Na verdade, pouco menos de um ano. Foi esse o tempo que o Centro de Memória do TRT-2 teve para pesquisar, produzir e divulgar seus primeiros conteúdos.

A MÁQUINA SORTEADORA DE PROCESSOS

Durante muitos anos, a distribuição de processos, na primeira instância, foi feita manualmente, por ordem de chegada. Posteriormente, com a criação da figura do juiz distribuidor, a distribuição passou a ser sorteada, com um globo de bingo – ou ”máquina sorteadora de processos”.

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.


Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: