80 ANOS EM MEMÓRIAS: SILVIO COMBA ESTEVES

Em 1956, fui solicitado pelo exmo. dr. Hélio Tupinambá Fonseca, presidente do TRT da 2ª Região, para instalar uma lanchonete no prédio da Justiça, localizado na rua Rego Freitas, 527, no andar térreo, ao lado dos elevadores, para uso dos servidores que para lá iam mudar-se, pois o prédio de dez andares estava quase terminado.

Passados alguns anos, transferi os direitos da lanchonete, após as determinações e autorização do presidente do Tribunal, à sra. Cidália (casal de portugueses), os quais continuaram a atender normalmente os funcionários.

Silvio Comba Esteves, TRT-2,
O servidor Silvio Comba Esteves, que teve um bar no edifício do Tribunal da rua Rêgo Freitas, antes de se tornar servidor. Foto: fundo Silvio Comba Esteves / acervo TRT-2.

Posteriormente, fui nomeado servente PJ-7 do quadro de pessoal da Justiça do Trabalho da 2ª Região, para ter exercício na Secretaria do Tribunal.

Nos fins de 1963, fui designado para chefiar os serviços de transportes e garagem do TRT-2, permanecendo os respectivos motoristas sob minha orientação e controle, tudo sem prejuízo de meus vencimentos e sem aumento de despesas da secretaria.

Neste mesmo ano, fui nomeado para o cargo de oficial de justiça avaliador PJ-8 com exercício na sala dos oficiais, mas por determinação do presidente do Tribunal, dr. Décio de Toledo Leite, deveria continuar prestando serviços junto ao seu gabinete.

Silvio Comba Esteves. Foto: acervo de Silvio Comba Esteves. Fonte: fundo Silvio Comba Esteves / acervo TRT-2.

Nessa época houve a criação de vintes juntas de conciliação e julgamento, sendo quatro na capital e dezesseis no interior: Barretos, Araraquara, São José dos Campos, Taubaté, São Bernardo do Campo, Piracicaba, São Caetano e outras cidades; pois a 2ª Região abrangia, naquela época, Paraná e Mato Grosso.

Para que fossem aprovadas as juntas, integralmente, com preservação das verbas, havia necessidade de se fazer contatos pessoalmente com dr. Ulisses Guimarães e outros senadores, ocasionando a ida a Brasília.

Detalhe da carta entregue por Silvio Comba Esteves em 2018 à equipe do Centro de Memória do TRT-2, em que o servidor conta parte de sua trajetória na instituição. Fonte: acervo TRT-2.

O TRT-2 tinha recentemente adquirido uma Rural Willis nova, e partimos para Brasília, dr. Décio, Presidente do Tribunal; dr. Mário Pimenta de Moura, diretor do Tribunal; dr. Thiers José de Barros, secretário do presidente e os oficiais de justiça Waldemar Antônio Rodrigues de Moura e eu (Silvio Comba Esteves). Viajamos pela estrada de rodagem até Brasília e depois de cinco ou seis dias, retornamos confiantes de termos alcançado com êxito as aprovações das juntas de conciliação e julgamento.

No término do mandato do presidente dr. Décio de Toledo Leite, fui transferido para a 10ª JCJ da capital, para então, como oficial de justiça, cumprir os mandatos judiciais.

Completando trinta e cinco anos de funcionalismo público federal, aposentei, honrado de ter cumprido o meu dever.


Silvio Comba Esteves foi servidor do TRT-2. Atuou no Regional entre 1957 e 1992. Antes de ingressar como servidor, foi concessionário de uma lanchonete instalada no térreo do prédio do TRT-2 na rua Rêgo Freitas, no ano de 1957. Faleceu em 2018, meses após entregar a carta (aqui transcrita) ao Centro de Memória do TRT-2.


Este texto foi publicado no contexto da campanha “80 anos em Memórias”, que integrou as atividades em comemoração aos 80 anos de instalação da Justiça do Trabalho da 2ª Região, realizadas pelo Centro de Memória do TRT-2 no ano de 2021. Mais contribuições de servidores, servidoras, magistrados e magistradas do TRT-2 (da ativa e aposentados) podem ser lidas aqui.

Memórias Trabalhistas é uma página criada pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor responsável pela pesquisa e divulgação da história do TRT-2. Neste espaço, é possível encontrar artigos, histórias e curiosidades sobre o TRT-2, maior tribunal trabalhista do país.

Acesse também o Centro de Memória Virtual e conheça nosso acervo histórico, disponível para consulta e pesquisa.


Leia também



Publicado por memoriatrt2

Aqui neste perfil, você encontra os textos produzidos por colegas que contribuem para a produção de conteúdo dentro do Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, setor que surgiu no segundo semestre de 2017, com o objetivo de pesquisar e divulgar a memória institucional do TRT-2.

2 comentários em “80 ANOS EM MEMÓRIAS: SILVIO COMBA ESTEVES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: