Evolução do TRT-2

Textos sobre a história do TRT-2.


DE CONSELHO A TRIBUNAL

Os Conselhos Regionais do Trabalho, criados em 1941, com vinculação ao Poder Executivo, passaram, cinco anos depois, a constituir os Regionais Trabalhistas, recebendo a denominação que resistiu até hoje, sendo definitivamente integrados ao Judiciário como uma justiça especializada. Esse é um período que vai até 1946, e que, apesar de curto, foi fundamental para alicerçar o crescimento posterior do TRT-2, que acompanhava o desenvolvimento industrial do estado de São Paulo e a complexificação das relações de trabalho no Brasil.

O PRÉDIO DA AVENIDA IPIRANGA

Adquirido em 1970, o prédio da avenida Ipiranga, 1225 funcionou como sede de várias das juntas de conciliação e julgamento de São Paulo até o ano de 2004.

10 ANOS DE PJE: A COPA DO MUNDO DO TRT-2

No dia 27 de fevereiro de 2012, após anos de estudos e desenvolvimento, era instituído o Processo Judicial Eletrônico no TRT-2, seguindo uma tendência do Judiciário Nacional. Foi o início de um longo processo de implantação e consolidação de um novo modelo de gestão e prestação jurisdicional. Talvez o mais revolucionário de toda a história da Justiça Trabalhista.

ADEUS, F8: A DESATIVAÇÃO DO SAP

Em 2021 os sistemas legados de acompanhamento processual do TRT-2: SAP1, SAP2 e SAPG foram desativados. Esse texto busca resgatar um pouco da história ligada à criação dos primeiros sistemas informatizados e as mudanças que eles ocasionaram nas rotinas de trabalho de servidores, magistrados e advogados, em um contexto no qual a Internet e os computadores eram uma novidade.

A CRIAÇÃO DO TRT-15

Até 1986, a jurisdição do TRT-2 abrangia todo o estado de São Paulo. A partir da criação do TRT-15, o estado passou a ser o único ente da federação com dois Tribunais Trabalhistas.

A SAÍDA DO PARANÁ (TRT-9)

Quando a 2ª Região Trabalhista foi instalada, em maio de 1941, a jurisdição do TRT-2 abrangia os estados de São Paulo, Mato Grosso (ainda unificado) e Paraná.

(SEIS) REGIONAIS-IRMÃOS

Em 1941, quando a Justiça do Trabalho foi instalado, a 2ª Região era composta por três estados: São Paulo, Paraná e Mato Grosso.

O PRIMEIRO ANO DO CRT-2

A Justiça do Trabalho foi instalada em 1941. Neste texto você descobre como foi o primeiro ano de funcionamento do CRT-2.

MUITO ANTES DO CRT-2

Da formação da classe trabalhadora à instalação da Justiça do Trabalho: um apanhado geral do que aconteceu antes mesmo de existirem os Conselhos Regionais do Trabalho.

UM MÊS DE CELEBRAÇÕES E HOMENAGENS

Em 2021, a Justiça do Trabalho comemora os 80 anos de sua instalação. Para compreender como chegamos até aqui, precisamos falar sobre a nossa própria história. E voltar um pouquinho no tempo.

50 ANOS DA RIO BRANCO

Em 2020 completaram-se 50 anos da unidade do prédio da av. Rio Branco. O texto que conta o processo de aquisição e mudança para a unidade, que na década de 1970 abrigou a sede do Tribunal.

UMA QUESTÃO DE GESTÃO

O texto narra a evolução dos cargos de direção ocupados por magistrados de segunda instância do TRT-2. Também traz histórico das ampliações do números de vagas na segunda instância.

DESBRAVADORES DA INFORMAÇÃO

Dia 20 de outubro é comemorado o dia do Arquivista, profissionais fundamentais em nossa sociedade e na preservação da memória.

OS 40 ANOS DO EDIFÍCIO-SEDE

Em 29 de agosto de 2020, o ed. sede do TRT-2 completa 40 anos de sua inauguração. A gente conta como essa mudança aconteceu.

QUATRO MESES DE TELETRABALHO

Em 17 de julho, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região completa quatro meses de teletrabalho.

A HISTÓRIA DO TRT-2 EM RELATÓRIOS

Desde que foi criada, em 1941, ainda como Conselho Regional do Trabalho, a 2ª Região produz anualmente um Relatório de Atividades. Aqui é possível conferir todos os relatórios que já foram digitalizados pelo Centro de Memória do TRT-2 e os mais atuais, a partir do ano 2000.

DO CENTRO À BARRA FUNDA

No dia 26 de março, o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa (FRB) completa 15 anos de funcionamento. Marco da atuação do TRT-2 na capital paulista, o FRB é referência para aqueles que buscam ter seus direitos reconhecidos.

MUITO ALÉM DE MESAS E BALCÕES

Dezenove de março é o Dia do carpinteiro e do marceneiro, setor que passou a existir oficialmente no TRT-2 em 1995.

OS 25 ANOS DA EJUD2

A Escola nasceu oficialmente em 5 de fevereiro de 1993, com a publicação da Resolução Administrativa nº 01/1993. Mas as atividades ligadas à educação, no Tribunal, iniciaram-se em 1982, na antiga Seção de Cursos.

BREVE HISTÓRIA DO TRT-2

Criada em 1941 como Conselho Regional do Trabalho, pelo presidente Getúlio Vargas, a 2ª Região passou a se chamar Tribunal Regional do Trabalho, apenas em 1946, quando passou a fazer parte do Poder Judiciário.

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: